Monday, January 16, 2012

Considerações estéticas num blog de inspiração africana

Como voçês podem ver no título, estou tentando praticar e utilizar todos os acentos possíveis :)

Mais pasando ao tema deste posting. Talvez seja pela influência dos cursos de semiótica ou de que o Umberto Eco é um do meus autores favoritos, mais tenho a mania de buscar a simbologia em tudo. A parte estética do blog não podia ser diferente.

As cores

As cores tinham que ser, claro, as cores da bandeira de MZ, que, segundo a wikipedia, são:

As fontes

Buscando uma fonte tipográfica para o título do blog, li o nome "molengo" e gostei. Além de sonar simpático, achei significativo que fosse uma palavra na língua portuguesa. Pesquisei o significado e a definicão diz: walk or act lazily. Em português: Diz se do, ou o indivíduo indolente, preguiçoso [perezoso; lazy]; molenga. Mmm. Será um aviso do universo de me-tomar as coisas com mais calma, deixar a Lúcia germánica, eficiente e meio histérica de lado, e començar a adotar um ritmo mais adequado para o trópico africano?

Molengo, também é o nome de uma ou duas canções, de um ritmo africano, e até de uma dança. Molengo tinha que ficar. Poderia até cambiar o nome do blog por MolengoMoz ou uma cosa do estilo. O que acham?

As imagens
Por que mapas e elefantes?

Desde pequenha adoro desenhar e viajar. Geografia, com tudos esses disenhos lindos -os mapas- com promesas de lugares distantes e mágicos, era minha matéria favorita. Até hoje, a primeira cosa que faço quando planejo uma ida à algum lugar, é estudar o mapa do lugar. Careço absolutamente do sentido de orientação, e, sem mapas, estou perdida.

E o elefante? Tal vez porque o elefante sia um dos animais mais representativos da África. Ok, o leão e a girafa talvez sejam ainda mais representativos. Simplesmente gostei dessas fotos e disenhos.

No comments:

Post a Comment