Tuesday, March 26, 2013

Abóbora ou não abóbora: a indecisão do agricultor inexperto

Hora da avialiação da assessora:

Abóboras-bebé (cc) LTFA
"As abóboras parece estar bem (em italiano 'zucca/zucche', não 'zucchina/zucchine': são duas variedades diferentes."

Na verdade, as sementes vinham com o compost e não sabemos do que são. Mais como as plantas gostaram do lugar e começaram a crescer, decidimos deixar.

E sim, neste momento temos algumas bebé-abóbora que estão saindo bem. Uma ou duas per planta (será isso o normal?). O único problema e a peste bianca que atacou muitas das folhas e teve que cortar.

Abóbora pronta? Quem sabe dizer?
(cc) LTFA
Mas, ainda não sei quando estão prontas para a recolha ou que tipo de abóboras são. Esta aqui na esquerda, estará pronta para tirar da planta? Cómo sabemos?

Da pra ver que são uma urbanita, que sabe a teoria geral (aquela que ensenhavam na escola) de como uma planta cresce da semente, mas não tem ideia nenhuma dos detalhes de como funciona isso na realidade.

O processo de aprendizagem sendo aplicado neste momento, poderiamos dizer, é um de "tentativa e erro" (trial and error) e de descoberta continua. As perguntas surgem em cada etapa:

Qual é a profundidade e a distância que devo por as sementes? Quanto tempo devo esperar até o transplante? Quanta água, sol e espaço necessitam? Como posso proteger as plantas das pestes? Quando estão prontas para colher? Tantas perguntas que nem tinha imaginado!

No comments:

Post a Comment