Thursday, March 28, 2013

Pimentãozinho: morreu ou não?

Hora da availação (a distância, pela minha assessora brasileira-italiana) da minha horta.

Eu estava preocupada pela planta de pimentão que um amigo regalou. Mesmo que transplantei do vaso para a terra, a não cresceu bem. A planta veio com um pimentãozinho que virou quase todo vermelho mas não cresceu um ápice (foto embaixo).

Aqui o comentário da assessora foi:

Pimentãozinho machucado
(cc) LTFA
"Porém, coitado do pimentãozinho: acho que sim, que ele não aguentou muito bem a mudança em pleno verão. Mas de repente pode ser que seja um problema da planta, que já deve ter nascido meio mal. Ou por acaso não faltou irrigação? As vezes basta um dia de 'sede' pra planta responder deste jeito. Na foto não vejo bem a dimensão do vaso: de repente é muito pequeno? O melhor a fazer, acho, é uma eutanásia e concentrar as energias na produção do ano que vem!"

Mini bebé pimentão.
¡Força pimentãozinho!
(cc) LTFA
 Confissão: não teve o valor para fazer a eutanásia. O pimentãozinho, bem se um pouco malformado, era bem suculento e gostoso. Deixei a planta. Fast forward várias semanas: a planta continuou a crescer, deu mais flores, e finalmente, milagre! Um pimentãozinho bem pequenininho apareceu.

Da pra ver o mini bebé pimentão na foto? Os pesimitas out there dirão que não va ter tempo para crescer: e ainda muito tarde no ano e o clima não va dar. É, possívelmente tenham razão, mas eu ainda tenho esperanças. Talvez seja um outono muito benigno...

Aparentemente, a agricultura tem muito de boa sorte e coincidência.

Como diz a assesora:

"No ano passado a gente plantou diversas variedades de pimenta aqui, e saíram plantas e frutos de tudo que é jeito! Os 'peperoni/peperoncini' são sempre uma surpresa! A gente sempre guarda as sementes das plantas mais produtivas/de qualidade, e mesmo assim cada novo ciclo é uma loteria. Viva a paciência e a perseverança do agricultor!"

Amen to that!



No comments:

Post a Comment